quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização hiostórica.

Autor: José Armando Valente.

O uso de computadores na educação não é um acontecimento recente. Já na década de 1950 foram feitas as primeiras experiências de seu uso para esse fim, nos EUA. Hoje, não se concebe mais que a educação esteja desvinculada da informática e sua utilização é amplamente diversificada, interessante e desafiadora. Não se trata de simplesmente transmitir informações ao aluno, mas de enriquecer o ambiente de aprendizagem e maximizar o processo de construção do conhecimento. Assim,o computador, além de transmitir informações, assume também o papel de máquina de ensino, ressaltando, porém, que o mesmo pode apresentar vantagens e desvantagens, que devem ser criteriosamente analisadas. A informática na educação, segundo Valente é quando o professor de determinada disciplina curricular possui conhecimentos sobre os potenciais educacionais do computador e é capaz de alternar atividades tradicionais de ensino-aprendizagem com as atividades pedagógicas que usam o computador. A computação, nesse sentido, representa uma nova maneira de conceber a aprendizage pois ela "advém do fato de o aluno ter que buscar novos conteúdos e estratégias para incrementar o nível de conhecimento que já dispõe sobre o assunto que pesquisa no computador." De acordo com Valente, a formação docente deve propiciar ao mesmo tempo, obter conhecimentos sobre as práticas e técnicas computacionais, fazendo com que seja algo natural e corriqueiro a integração dessa ferramenta pedagógica que é a informática à sua prática de ensino. É também de grande necessidade que haja uma articulaçao entre a escola, a família e a comunidade nesse processo, facilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno.

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