quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conceitos e reflexões sobre tecnologia educacional - SAMMYA

O texto tem como objetivo abordar questões para reflexão sobre o uso da informática na educação. O uso da tecnologia na educação transcorreu em dois momentos. Nos anos 50 e 60 ela era vista como estudo dos meios como geradores de aprendizagens e, a partir da década de 70 ela foi redirecionada para o estudo do ensino como processo tecnológico. Ainda de acordo com o texto, a tecnologia educacional está relacionada à prática do ensino baseado nas teorias das comunicações e dos novos aprimoramentos tecnológicos (informática, TV, rádio, vídeo, áudio e impressos). O uso da informática na educação não é apenas um instrumento com fins limitados mas abre um amplo leque de possibilidades como: pesquisas, simulações, comunicações ou mesmo para entretenimento. Cabe ao professor definir qual o objetivo se quer atingir pois seu uso, ainda que restrito tem importante valor. E preciso ainda questionar este objetivo avaliando os prós e os contras de tais recursos, suas limitações e suas vantagens. É de suma importância que também a escola se insira nesse novo cenário tecnológico que já faz parte do nossso cotidiano. è vital apresentar às crianças situações mais reais tornando as atividades mais significativas, prazerosas e menos abstratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário